quarta-feira, 16 de abril de 2014

Em Portimão

O inverno tem passado devagar…..as vindas a Portimão atrás do sol têm sido poucas, mesmo o sul não foi poupado ao mau tempo. Por isto só há 15 dias é que consegui resolver o problema do sobre-aquecimento do motor.
Ao fim de 9 anos de navegações  no Porto Santo, entre os 02º40´ E e os 61º35´W,o motor falhou! Ao sair da ria Formosa, entre os Hangares e o Farol, soou o alarme de sobre-aquecimento.Motor parado, regresso á vela para a Praça Larga, fundeado 2h depois.Fiz as verificações protocolares, o filtro de agua estava completamente obstruído por algas,o impeller estava bom, parecia fácil.
Mas não.O motor continuou a aquecer. O regresso a Portimão no dia seguinte foi á vela, com vento fraco até á Ponta do Castelo, 2h de W fresco que nos levou até perto da Ponta do Altar, e depois calma e aragens de direcção variável que nos arrastaram até á
boca dos molhes.Aí lancei o motor. Resumindo: fundeamos em Ferragudo ás 01H da manhã, com o alarme do motor a apitar, após 16 h  de viagem.No dia seguinte fomos para a marina .



Foi limpo o permutador de calor (estava cheio de depósitos de sal? e pequenos fragmentos de algas), reposto o liquido, e continuou a aquecer. Só depois de desentupir os tubos de respiração do vaso de expansão é que deixou de aquecer






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