No ultimo post está uma fotografia de 1984.Foi o 1º ano das viagens para sul, no ANA III, valente sloop construído no Seixal em 1956. As aventuras com o Dory, as entradas e saídas da doca sem motor auxiliar terminaram, o Ana tinha um fabuloso inboard diesel Yamaha de 10cv!!
Chegamos a instalar
no Dory um motor, que aliás lhe pertencia quando foi comprado, um Penta-Volvo a
gasolina e tratol que raramente se dignava arrancar, e quando isso acontecia
parava sem aviso de forma perfeitamente alietória.
Uma vez incendiou-se. Um domingo tivemos que deixar o ferro
e amarra, sinalizados com uma defensa, em Porto Brandão ,
não o consegui içar. Voltei 2 dias
depois com o meu Tio António, para com a ajuda do motor tentar recuperá-lo. Mas
ao arrancar o motor ( com manivela),
após 2 ou 3 ratês, uma explosão,e o motor em vez de trabalhar,incendiou-se.A
carga do extintor não foi suficiente para apagar o fogo, com cobertores que
mantivemos molhados à custa de baldes de agua, fomos conseguindo confinar o
incêndio na loca do motor.Entretanto o fogo apagou-se.A gasolina tinha acabado,o tubo tinha-se partido à entrada do carburador. E foi
com o barco meio de água que içámos as velas, largamos o ferro e voltámos para
a doca, eu a dar à bomba e mesmo assim o nível da água continuava a
subir….Entrámos directos para a grade de marés. O calor e a pressão da água no
interior tinham feito saltar o calafeto.
Na grua, para fabricos
O Ana II e o Dory,em Belém
Em Setúbal
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