domingo, 5 de fevereiro de 2012

Martinica - cont.

Continuamos na Grande Anse  d’Arlets. O fundeadoro está cheio como a Culatra em Agosto. Há pouco contámos 86 barcos à vela e 4 a motor .O movimento de chegadas e saídas é constante mas é muito tranquilo .Vamos a terra 2  vezes por dia - o que é uma canseira , como se pode imaginar. É uma micro -povoação de pescadores reconvertida ao turismo . Na 5ª fª tivemos uma avaria no gerador que o skipper arranjou. Diz respeito a peças de designação quase impronunciável pela tripulação (que escreve neste momento) .O próprio especificará em altura oportuna. O rescaldo da ocorrência traduz-se em uma t-shirt para o lixo e uns calções fora de combate. Vamos telefonar para o representante de Fisher Panda na marina Le Marin e iremos lá na próxima semana , sem grandes pressas porque o gerador trabalha , mas para trazer uma peça de substituição . Também vamos precisar de abastecer de carne e peixe.

Na pp 5ª o gerador parou sozinho..Não acendeu a luz de aquecimento excessivo,nem a de falta de pressão de óleo, em principio era um problema de alimentação.verifiquei todo o circuito, mudei o filtro de gasóleo e  mudei o óleo, sangrei o sistema, mas o motor não pegava.Por fim começou a pingar gasóleo por baixo da caixa do gerador,foi a peça eléctrica da válvula solenoide  da bomba de injecção que se tinha desaparafusado,e assim o gasóleo corria para fora.Tinha sido a causa da paragem súbita.O problema é que a rosca está meia moída,e só ficou no sitio á 4ª tentativa,presa por 1 fio de rosca,e não posso fechar a caixa de insonorização porque fica muito encostada a essa peça e fá-la saltar fora com a vibração.Por enquanto vai trabalhando mas com muito barulho,espero que tenham cá peças de substituição.





1 comentário:

  1. Meus queridos amigos. Temos adorado os vossos relatos mas perturba-nos que recorrentemente contenham expressões como “canseira”, “stressante”, “vida dura”, etc. Como diriam os nossos irmãos brasileiros, gozação tem hora!
    Saudades.

    ResponderEliminar